Foto Reprodução/
Atacante jovem e com experiência internacional, Iury Castilho é a quarta contratação do Vitória na janela de transferências do meio do ano, que encerra no dia 2 de agosto. Chega emprestado pelo Cuiabá do Mato Grosso, e o Leão será o quinto time que ele defenderá no Brasil. O jogador assinou contrato por dois anos, aguarda a publicação do nome no BID-E para ser regularizado e ficar à disposição de Léo Condé para o segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série B.
Antes de Iury Castilho, o Vitória contratou os volantes Dudu e Jhonny Lucas e o atacante Mateus Gonçalves. Os três já atuaram.
No Cuiabá, Iury Castilho jogou 24 partidas, marcou quatro gols e conquistou o título de campeão mato-grossense. Ele tinha contrato com o clube até o final de 2023.
Com 27 anos de idade, Iury Castilho teve a formação no Avaí de Santa Catarina, e o Vitória será seu terceiro clube no Nordeste. Já defendeu o CSA em 2021 e nas 45 partidas que disputou marcou 11 gols e deu cinco assistências. Em 2022 vestiu a camisa do Ceará.
Iury Castilho atuou três anos consecutivos fora do país, disputando 81 jogos com 23 gols marcados. Transferiu-se para a Ucrânia em 2017 e jogou até 2018 pelo Zorya. Foi emprestado para o Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, e saiu depois para o Al-Fayha, da Arábia Saudita.
Na Europa teve passagem pelo Portimonense, de Portugal, em 2019, e no ano seguinte migrou para o futebol japonês: jogou no Renofa Yamaguchi.
Em 2021 voltou ao Brasil para jogar pelo CSA.
Iury Lírio Freitas de Castilho é natural do Rio de Janeiro, nasceu no dia 6 de setembro de 1995.